Pleno.News - 15/07/2025 08h30

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perguntou ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se o país europeu poderia “atingir” as cidades russas de Moscou ou São Petersburgo. O tema teria sido discutido em uma conversa por telefone ocorrida em 4 de julho, segundo publicou nesta terça-feira (15) o jornal britânico Financial Times.
De acordo com fontes a par da conversa, que aconteceu um dia após o diálogo entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, o líder americano encorajou Zelensky a intensificar os ataques dentro da Rússia. O presidente ucraniano, por sua vez, respondeu que poderiam alcançar Moscou ou São Petersburgo se os Estados Unidos lhes fornecessem armas de longo alcance.
Leia também1 PGR pede que Bolsonaro e mais sete sejam condenados por golpe
2 F1: Novo camarote para GP Brasil terá pacotes de até R$ 19 mil
3 Manga propõe ação paralela ao Itamaraty sobre tarifaço dos EUA
4 Correios mudam números da central de atendimento
5 "Não quero dizer que seja um assassino, mas é um cara durão"
Essa estratégia de Trump, segundo o jornal britânico, visa “fazer os russos sentirem dor” e forçar o Kremlin a sentar-se à mesa de negociações para encontrar uma solução para o conflito que eclodiu em fevereiro de 2022.
Nesta terça, o presidente americano disse em entrevista à emissora britânica BBC que está decepcionado com Putin, mas ressaltou que ainda não “terminou” com ele, ao falar sobre os esforços para alcançar um acordo sobre a Ucrânia.
*EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário