ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Senador Magno Malta pede convocação de ministra do STM na CPMI do INSS após pagamentos ao seu escritório

InfoBrasil360

Paulo Bahia
2 minute read
0


 O senador Magno Malta (PL-ES) protocolou nesta quarta-feira (14.jan.2026) um requerimento junto à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS solicitando a **convocação da ministra Verônica Abdalla Sterman, do Superior Tribunal Militar (STM), para prestar esclarecimentos sobre R$ 700.000 em repasses que seu escritório de advocacia teria recebido de uma empresa vinculada ao empresário investigado Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” — apontado como figura central no esquema de fraudes envolvendo aposentadorias e pensões.


  No requerimento apresentado à CPMI, Malta ressalta que a convocação tem “caráter institucional, e não pessoal”, e está alinhada ao papel de fiscalização do Poder Legislativo sobre as investigações em curso. Segundo ele, a audiência da ministra é necessária para esclarecer “o contexto, as circunstâncias e os critérios adotados” na prestação de serviços advocatícios que resultaram nos valores repassados ao seu escritório a partir de empresa mencionada nos trabalhos da comissão.


  A CPMI do INSS foi instalada para apurar irregularidades e fraudes que teriam causado prejuízos bilionários ao Instituto Nacional do Seguro Social, incluindo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas e operações suspeitas envolvendo salários, consignados e associações cooperativas que vinham atuando no sistema previdenciário brasileiro.


  O pedido de convocação da ministra surge em um momento em que a comissão acumula centenas de requerimentos para ouvir autoridades, operadores e representantes de empresas e entidades envolvidas nos questionamentos que marcaram as investigações da Polícia Federal e de órgãos de controle. Entre os planos da CPMI estão ouvir também dirigentes de entidades investigadas e solicitar documentos e relatórios de auditorias feitos por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a própria PF.

 
Até o momento, não houve posicionamento público de Verônica Sterman sobre o pedido de convocação, nem da liderança da CPMI sobre o agendamento de sua eventual oitiva. A ministra foi nomeada para o STM em 2025, e seu escritório de advocacia já figurou em contratos e repasses anteriores que vinham sendo examinados no bojo das apurações do INSS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resort ligado à família de Toffoli acaba nas mãos de advogado de escritório da JBS e levanta questionamentos no caso Banco Master

InfoBrasil360 person Paulo Bahia janeiro 15, 2026 2 minute read 0 share     Um resort empresarial historicamente ligado aos familiares do m...