terça-feira, 27 de junho de 2023

AO VIVO: Coronel presta depoimento e CPMI do 8 de janeiro "pega fogo" (veja o vídeo)

JCO

Neste exato momento, o coronel do Exército Jean Lawand Júnior está prestando depoimento à CPMI do 8 de Janeiro.

O militar negou ter 'tramado" um golpe em troca de mensagens de celular com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mesmo amparado por um habeas corpus, que lhe dava direito de não responder perguntas que possam incriminá-lo, o coronel está respondendo às perguntas. 

Para o deputado Aluísio Mendes (Republicanos-MA), as mensagens trocadas com o ajudante de ordens demonstram uma "tresloucada tentativa" do coronel, que não teria contado com o aval do ex-presidente da República.

"Por mais que eu queira acreditar na sua versão das mensagens, é muito difícil. O senhor enterrou sua carreira militar. Suas mensagens são de uma irresponsabilidade muito grande. Fica claro que sua tentativa não teve eco, nem aceitação do presidente Bolsonaro. Em nenhum momento se identifica qualquer sinalização dele com o desejo do senhor de que as Forças Armadas agissem contra o resultado as eleições", disse Aluísio Mendes.

O senador Marcos Rogério (PL-RO) reforçou o argumento. Sem fazer perguntas a Jean Lawand Junior, o parlamentar afirmou que a versão do coronel "não para de pé".

"Não sei quem lhe orientou, mas o senhor não convence ninguém. O senhor apequena sua história, atrofia o sucesso da sua carreira e tenta impor uma narrativa que não para de pé ao menor esforço. Não há e não houve nenhuma trama golpista. Temos que separar o joio do trigo: quem cometeu crime e quem não cometeu. Mais inteligente seria ter usado o direito de permanecer em silêncio ou ter a grandeza de dizer que errou", afirmou.

O senador Sergio Moro (União-PR) disse que as mensagens enviadas a Mauro Cid por Jean Lawand Junior são "lamentáveis e reprováveis". Mas avaliou que os diálogos não seriam suficientes para configurar uma tentativa de golpe.

"Também não estou convencido de suas explicações sobre as mensagens. Mas minha questão é se podemos relacionar essas mensagens a condutas, como a tentativa de atentado a bomba, a invasão ao prédio da Polícia Federal e os atos de 8 de janeiro", disse Moro.

Assista AO VIVO:

Para não perder nenhum detalhe do que vai acontecer, baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer.

Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após denúncia grave envolvendo Lula, Jojo Todynho se prepara para abrir o verbo na Câmara

JCO O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (26), requerimento na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (...