JCO
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a Câmara dos Deputados já conta com quórum suficiente para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da anistia aos condenados pelos ataques de 8 de Janeiro.
A declaração foi feita após um almoço com líderes da oposição no Senado Federal. Em conversa com a imprensa, Bolsonaro destacou que, em diálogos com parlamentares de diferentes partidos, percebeu um ambiente favorável à aprovação da medida.
“Hoje, conversando com parlamentares, como do PSD, sinto que a maioria votaria favorável [à anistia]. Eu acho que na Câmara já tem quórum para aprovar a anistia”, afirmou.
Questionado sobre o posicionamento dos presidentes da Câmara e do Senado em relação à pauta, Bolsonaro disse que ambos indicaram que seguirão o regimento interno.
“Eu não fiz pedido específico, o pedido é seguir o regimento”, ressaltou.
A PEC da Anistia está parada na Câmara desde o fim de 2023. Na ocasião, o então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de uma comissão especial para analisar o tema. No entanto, até o momento, o colegiado não foi instalado. Diante disso, parlamentares da oposição vêm pressionando para que a proposta avance. Na última semana, deputados levaram ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a esposa de um dos condenados pelo vandalismo para reforçar o apelo pela anistia.
Bolsonaro também comentou sobre sua própria inelegibilidade e disse que uma eventual reversão da penalidade dependeria de mudanças na Lei da Ficha Limpa.
“O pessoal está entendendo que a Lei da Ficha Limpa é usada para perseguir a direita“, alegou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário