JCO
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, criticou nesta quarta-feira (19) o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que a advocacia está “sob ataques”. As declarações foram feitas durante a posse do novo presidente da OAB São Paulo, Leonardo Sica.
Simonetti dirigiu suas críticas aos julgamentos virtuais do STF, que permitem apenas sustentações orais gravadas.
— Tenho bradado por todo o país e falo isso de forma respeitosa, mas frontal, na bancada do Supremo Tribunal Federal: vídeo gravado jamais será sustentação oral — afirmou.
Ele destacou que a sustentação oral é um direito fundamental da advocacia e um pilar do devido processo legal, acrescentando que a classe não aceitará ser reduzida a “mero espectador do próprio julgamento”.
Sem citar nomes, Simonetti ressaltou que a advocacia brasileira enfrentou “ataques violentos”, mas que a união da categoria será essencial para superar os desafios. Além disso, reafirmou a independência política da OAB e seu papel na defesa do Estado de Direito.
O novo presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, endossou o discurso, reforçando o compromisso da entidade com a valorização da advocacia.
— Não vamos admitir restrições à nossa voz, seja na menor comarca do Estado, seja no Tribunal de Justiça ou no Supremo Tribunal Federal. Vamos lutar para ser ouvidos, porque a nossa voz é a voz de todos — declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário