JCO
A Polícia Federal acredita que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve formalizar ainda nesta semana a primeira denúncia relacionada à suposta trama golpista.
Fontes indicam que o procurador-geral Paulo Gonet Branco já teria finalizado sua decisão e estaria pronto para apresentá-la.
A denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Walter Braga Netto deve ser a primeira a ser protocolada.
Bolsonaro foi indiciado por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A Polícia Federal espera que Gonet acolha todas as acusações, cujas penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.
O indiciamento ocorreu em novembro de 2024 e incluiu, além de Bolsonaro, outros 39 investigados, entre eles ex-ministros e militares de alta patente, como os generais Braga Netto e Augusto Heleno.
Diante da proximidade das eleições de 2026, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acreditam que o julgamento do caso deve ser concluído ainda em 2025, evitando que o processo interfira diretamente no cenário eleitoral.
Caso as denúncias sejam aceitas, os investigados passarão à condição de réus, e caberá ao STF definir a data do julgamento para avaliar o mérito das acusações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário