De acordo com dados levantados na última pesquisa feita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), somente 227 das 3.077 redes de franquias em operação no país conquistaram o prêmio de excelência em franchising. O número representa apenas 7.37% do setor, o que preocupa os especialistas. Fábio Constantino, CEO da Bumbos, empresa especializada em expansão de marcas e negócios, destaca que apesar do grande número de franqueadores no mercado, a baixa no índice de excelência aponta uma tendência de alta na taxa de mortalidade entre elas.
Para estar presente no ranking da ABF, das 50 maiores franqueadoras do Brasil, é necessário ultrapassar a marca de 377 operações vigentes. No entanto, essa expansão não é realidade para franqueadoras no Brasil, devido à falência precoce no mercado e a dificuldade de crescimento financeiro. Fábio considera que uma das principais razões que levam a este cenário é a desorganização do fluxo operacional necessário. Isso inclui administração, marketing, implantação de novas unidades e suporte à redes franqueadas – sendo este, o pilar essencial para atingir a excelência do franqueado.
No entanto, destaca que o cenário pode ser revertido, pois é um mercado que gera alta rentabilidade e crescimento sustentável, à medida que é bem administrado. Para isso, a busca das franqueadoras por soluções integradas a fim de aprimorar as operações e garantir uma posição elevada diante do mercado segue sendo primordial na busca pela excelência.
O mercado de franquias ainda é uma das melhores opções para se investir, uma vez que o modelo de negócio é testado, validado e principalmente existe uma mitigação do risco. Constantino afirma que, para quem tem o perfil empreendedor, abrir franquias pode ser tão benéfico quanto investir em uma empresa nova.
Fábio Constantino é economista, especialista em gestão e expansão de franquias e CEO da Bumbos - Sales and Service
Serviço: https://bumbos.com/
Para maiores informações:
Eneida, Guilherme e Raeesah
Mengucci Imprensa e Mídia
(11) 91356-4848 | mengucci.imprensa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário