ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Bolsonaro é aconselhado a não ir a julgamento no STF, mas mantém mistério sobre decisão

JCO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi orientado por seus advogados a não comparecer à abertura do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para esta terça-feira (2/9). Segundo a defesa, a presença do ex-chefe do Executivo poderia gerar desgaste e não contribuiria para a estratégia jurídica.

Apesar da recomendação, aliados próximos afirmam que Bolsonaro ainda não tomou uma decisão definitiva. Caso opte por ir, ele precisará solicitar autorização formal ao STF para deixar a prisão domiciliar, imposta no mês passado por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Até a manhã desta segunda-feira (1º/9), nenhum pedido havia sido protocolado.

O processo contra Bolsonaro envolve acusações de seis crimes formuladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), incluindo organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de crimes contra o patrimônio público. O julgamento também alcança sete aliados do ex-presidente.

A sessão desta terça começará com a abertura feita pelo presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, Alexandre de Moraes, relator do caso, apresentará um resumo da ação. Depois, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para sustentar a acusação. Só então os advogados de defesa de Bolsonaro e dos demais réus iniciarão suas falas. O cronograma prevê sessões distribuídas entre os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, com duração média de três a cinco horas cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sobreviveu à perfídia não teme tolerância zero

JCO   01/09/2025 às 20:09 Em janeiro de 2023, milhares de brasileiros, pacificamente acampados diante de quartéis, acreditaram que ali estar...