JCO
Só Lula, um verdadeiro pária internacional, é capaz de ficar em busca de conflitos com o presidente dos Estados Unidos. É essa uma briga que ninguém quer comprar.
Para tanto, basta ver a declaração do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Ele atribuiu a Lula a iniciativa de criar sistemas de pagamento alternativos ao dólar para o Brics, proposta feita na cúpula de Joanesburgo em agosto de 2023.
“Foi o presidente Lula da Silva, na cúpula do Brics em Joanesburgo, no ano passado, que iniciou o debate trabalhado pela presidência russa sobre sistemas de pagamento alternativos”, disse Lavrov. “Como já disse, houve progresso, mas é preciso levá-lo à sua conclusão lógica para que surjam mecanismos prontos para serem usados. Não tenho dúvidas de que nossos colegas brasileiros dedicarão o máximo de energia a essa questão.”
A proposta de criar plataformas de pagamento e mecanismos de compensação interbancária independentes do dólar tem provocado forte reação dos Estados Unidos.
Donald Trump, antes de enviar a carta a comunicando a nova taxa de 50% sobre produtos brasileiros acompanhou de perto a cúpula do Brics realizada no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário