ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

ARMAZÉM PARAÍBA, SUCESSO EM QUALQUER LUGAR.

domingo, 24 de agosto de 2025

Itália deve recusar extradição de Tagliaferro e expor Brasil a nova vergonha internacional, explica jurista

JCO

O ministro Alexandre de Moraes deve sofrer uma nova derrota internacional. Até o momento, lá fora, com juízes isentos, Moraes tem perdido todas.

Desta vez, o magistrado brasileiro pede a extradição de seu ex-assessor, Eduardo Tagliaferro. O jurista André Marsiglia explica a situação. Confira:

“O ministro Moraes pediu a extradição de Tagliaferro. É muito provável que a Itália recuse e exponha o Brasil a nova vergonha internacional.
1) Moraes imputa a Tagliaferro quatro crimes: (i) violação de sigilo funcional, (ii) coação no curso do processo, (iii) obstrução de investigação e (iv) tentativa de abolição do Estado democrático de Direito. Os três últimos são pura criatividade: quer-se punir a palavra, a crítica, o uso da liberdade de expressão.
2) Quanto ao sigilo funcional, o art. 325 do Código Penal pune quem revela segredo em razão da função que exerce. Porém, o próprio ministro afirma em decisão:
“Está clara a adesão ao objetivo de incitar novos atos antidemocráticos e provocar disseminação de notícias falsas contra a Suprema Corte.”
Ora, se as notícias são falsas, não pode ter havido violação de sigilo funcional. Moraes se contradiz.
E se as informações são verdadeiras, o art. 325 não pune quem revela ilegalidades cometidas pelo Estado. É dever do funcionário público denunciá-las, em favor do interesse público.
3) É preciso ainda saber como as autoridades concluíram que Tagliaferro seria a fonte dos jornalistas na “Vaza Toga 1”, pois o sigilo de fonte é garantido constitucionalmente (art. 5°, inciso XIV, da CF). Se o sigilo não foi respeitado, se jornalistas foram investigados para se chegar a Tagliaferro, todas as investigações são nulas e a conduta dos investigadores caracteriza violação à liberdade de imprensa e evidente abuso de poder.
4)Dificilmente a Itália ignorará que se quer punir o denunciante, enquanto se ignora a denúncia. Dificilmente deixará de notar se tratar de mais uma perseguição política a brasileiros, mais uma tentativa de prender alguém para que se cale.
A Itália tende a expor o Brasil a nova vergonha internacional, em razão da postura autoritária e censória adotada contra seus cidadãos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NO ARMAZÉM PARAÍBA TEM MEGA OPERAÇÃO DE VENDAS.

Na "Mega Operação de Vendas" do Armazém Paraíba, os preços ficaram mais baixos, agora estão super imbatíveis, não tem igual. Venha...